História

A SIPROEL Indústria Eletrônica S/A, foi fundada em 24 de Junho de 1984 por dois irmãos da família Follador que observaram uma oportunidade de negócio que surgia no ramo de segurança eletrônica. “Os Alarmes”.

As primeiras instalações foram realizadas aos fundos da garagem de uma irmã que disponibilizou o local para o novo empreendimento.

A empresa era pequena e contava apenas com dois funcionários além dos sócios. Dois técnicos eletrônicos formados pelo CEFET, sendo que um deles possuía algum conhecimento em engenharia eletrônica e que tornou-se responsável pelo desenvolvimento de projetos.

O primeiro produto desenvolvido e fabricado foi um alarme para motocicletas.

O resultado da aceitação do produto, fez com que os sócios percebessem uma outra oportunidade que resultou na mudança do foco dos clientes. Continuou-se a desenvolver sistemas de segurança, (os alarmes), porém, dessa vez destinados a área de segurança “patrimonial”.

O primeiro alarme patrimonial foi um sensor infravermelho ativo.

A industrialização era artesanal, e a pequena estrutura resultava numa baixa escala de produção, cerca de 100 alarmes por mês.

Aos poucos o produto foi ficando conhecido no mercado e os pedidos foram aumentando, o que possibilitou aos sócios investirem em equipamentos e em novas contratações.

Pouco tempo depois, a empresa já transferia-se para um novo endereço, onde possibilitaria produzir em grande escala para atender a demanda que aumentava.

A SIPROEL procurou sempre buscar novidades em feiras nacionais e internacionais, adicionando ao mercado mais produtos voltados à área de segurança patrimonial, dentre eles: Discadores telefônicos, centrais de alarme, centrais para monitoramento, senhas digitais e alguns produtos feitos sob encomenda.

Em 1995, com a abertura do mercado, a empresa investiu na tecnologia SMD e lançou o primeiro sensor infravermelho passivo fabricado no Brasil.

A SIPROEL dava um passo a frente dos concorrentes em escala nacional.

O sucesso foi tanto, que anos mais tarde aguçou o interesse de investidores internacionais de grandes multinacionais em se aliar a empresa.

Em 2000 realizou-se a "fusão" com a ADEMCO International divisão americana,  que proporcionaria a oportunidade de um novo mercado a competir.

Entre 2000 e 2004, a organização então chamada de ADEMCO SIPROEL, atingiu um mercado nacional orbitante, e ingressou definitivamente na competição com empresas internacionais pelo mundo todo.

Em 2005 a ADEMCO International, divisão matriz, que controlava todas as divisões no mundo, foi vendida para o grupo GE, o que não despertava mais interesse em manter uma divisão no Brasil devido ao novo segmento de mercado que a empresa americana desejava seguir, fazendo com que a fusão fosse desfeita.

A SIPROEL voltou a caminhar sozinha buscando novas oportunidades de mercado. A partir de 2009 voltou todas as suas atenções para o ramo de montagem de placas eletrônicas a terceiros, onde exerce essa atividade até os dias de hoje.